Claudia Inoue

Nascida em São Paulo em 1979. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) em 2006. Nesta, frequentou aulas de desenho, história da arte e poéticas visuais ministradas por Feres Lourenço Khoury, Vera Pallamin, Agnaldo Farias, Vicente Gil, entre outros.

Seu trabalho final de graduação, orientado por Agnaldo Farias, foi o registro fotográfico de uma performance nas ruas de São Paulo. Foi exposto em 2006 no Paço das artes de São Paulo em exposição coletiva organizada pela artista Dora Longo Bahia.

De 2010 a 2013 frequentou o curso de gravura em metal ministrado por Ulysses Bôscolo no Atelier Piratininga. Apaixonou-se pela técnica e suas possibilidades poéticas, passando a membro integrante do Atelier em 2014.

Seus trabalhos dialogam com a estética feminina, a delicadeza e imprevisibilidade do cotidiano, como uma cigarra morta ou cães que dormem.

Atualmente também é diretora de criação e sócia da Editora MOL, uma empresa de comunicação por conteúdo que trabalha com revistas e livros de caráter social. Entre eles, estão a revista “Sorria”, “O que tem para jantar?” e os livros “Eu Amo Bike” e “Eu Amo Viajar”.

Contato:
clau.inoue@gmail.com
fb.com/clau.inoue
www.instagram.com/claudia_inoue

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Eduardo Ver

Graduado em Artes Visuais. Formado em Educação Artística pela Universidade Cruzeiro do Sul, em 2006.

Tem ministrado aulas de gravura em escolas, workshops e para grupos como a Biblioteca Belmonte, o SESC Taubaté, o SESC Vila Mariana, o Colégio Sidarta e o Espaço Cultural Casa das Rosas.

Ilustrou os livros Aquecimento Global Não Rima com Legal e Vida Rima com Cordel, escritos por César Obeid (ed. Salesiana, 2007).

Exposições Individuais: Intimações da Eternidade – Gravura Brasileira, São Paulo (2011), O Tear Castanho de Eduardo Ver – Atelier Piratininga | São Paulo (2010).

Exposições Coletivas Recentes: Honorable Mention – 5a Bienal Nacional de Gravura Olho Latino, Atibaia; 5a Bienal de Gravura de Sarcelles, França;Impressos – Atelier Empório Michelangelo | São Paulo; 1a Bienal Internacional de Santos 2011| Santos, …É como ser um astronauta no Chipre – Serralheria Cultural Space| São Paulo; 5a Bienal de Gravura de Santo André | Santo André; Caixa Umburana – Gravura Brasileira | São Paulo; SER Y GRAFIA – Fita Tape Gallery, Porto Alegre, Pop Livraria , Turbo Gallerym, Buenos Aires; Herencia – SOSUNC| Neuquén, Argentina; ENTRETIRAS – Espaço Círculo 3, São Paulo.

Contato:
eduardover@ig.com.br
facebook.com/eduardover

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Raphael Giannini

Formado em 2009 pelo Centro Universitário Belas Artes no curso de Artes Visuais onde teve aulas de gravura com Augusto Sampaio, Katia Salvany e Paulo Penna. Terminou uma pós em educação pela mesma instituição em 2010. Desde então, se dedica à arte educação atuando em diversas instituições culturais.

Em 2014 encontrou o Atelier Piratininga onde retoma a produção tendo aulas com Ulysses Bôscolo e Julia Goeldi. Atualmente desenvolve pesquisa sobre gravuras de pequeno formato, com matrizes cujo lado maior não ultrapassa 10 cm.

16th International Triennal Small Graphic Forms – Lodz, Polônia – 2017
Pira na Jaú – São Paulo, Brasil – 2017
SP-Arte, São Paulo, Brasil – 2017
Residência Artística Taller Aguafuerte, Santiago de Chile, Chile – 2017
5º Bienal de Gravura de Santo André – São Paulo Brasil – 2010

Contato:
raphael.giannini@gmail.com
https://raphaelgiannini.wordpress.com/gravura/

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Pedro Pessoa

Em 2010 ministrou oficina de xilogravura no SESC São Carlos e participou do projeto VOLUMEN CUBA com o trabalho Edicion Numero Cero : La Habana, Centro Wilfredo Lam, Havana, Cuba.(www.volumencuba.blogspot.com), e participa do Circuito Sesc de Artes ministrando oficina de xilogravura em grandes formatos.

Em 2012 passa a ministrar aulas de xilogravura no SESC Pompéia ao lado dos integrantes do Atelier Piratininga e juntamente com mais 5 artistas inicia o projeto Casa de Tijolo (www.casadetijolo.art.br), um espaço independente voltado para as artes, realizando em um ano, inúmeras exposições, oficinas, apresentações musicais…

Exposições: 5ª Bienal de Gravura de Santo Andre / 2010; …é como ser um astronauta no Chipre, Espaço Cultural Serralheria / 2011; 5ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino, Atibaia / 2011; Indiocrasias Locais, Galeria Gravura Brasileira, SP / 2011; A primeira exposição na Casa de Tijolo, Casa de Tijolo / 2012; Colheita, mostra de gravuras, Casa de Tijolo / 2012; Retratos, o que não se vê, Casa de Tijolo / 2012; Projeto 14 X 14, MAC-RS / 2012.

Contato:
ppcpessoa@gmail.com
flickr.com/pessoapedro
facebook.com/pedro.pessoa.165

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Rafael Kenji

Nascido em São Paulo, em 1987. É formado em Design – Comunicação Visual pelo Centro Universitário SENAC, em 2010, onde teve aulas de desenho e gravura com o professor e artista Ernesto Bonato.

Em 2012, iniciou aprendizado de gravura à talho doce com buril, com o mestre gravador João Gilberto Mazzotti.

Desde 2009, é integrante do Atelier Piratininga, onde trabalha principalmente com desenho,  xilogravura à contrafibra e gravura em metal. Além disso, ministra workshops e cursos de xilogravura em espaços culturais.

Vive e trabalha em São Paulo. Mas com coração e mochila sempre prontos para viagens, percursos e caminhadas.

Contato:
rafa.zuks@gmail.com
facebook.com/rafael.zuks
www.rafaelkenji.com.br

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Raphaëlle Faure-Vincent

Formada na Escola de Belas Artes de Annecy (França). Foi licenciada (DNAP) em 2007 e obteve seu diploma DNSEP (Diplôme National Supérieur d’Expression Plastique) na mesma escola em 2009. Em 2008 ganhou uma bolsa de estudo (Explora: bolsa regional) para realizar um estágio no estrangeiro. O País escolhido foi o Brasil e a partir daí a artista começou uma pesquisa sobre a arte urbana e continua até hoje suas produções em São Paulo.

Propõe uma observação poética, lúdica e ao mesmo tempo crítica da cidade, usando materiais encontrados nas ruas e diversas tecnicas tal como fotografia, serigrafia, gravura, instalações. Procura utilizar o espaço público como um laboratório de experiências tanto estéticas e poéticas.

Contato:
raphaelle.faure.v@gmail.com
www.cargocollective.com/raphaellefv

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Ulysses Bôscolo

Nasceu em São Paulo em 1977. Estudou Artes Plásticas na FAAP formando-se em 1999. Trabalha com gravura em metal, xilogravuras, pinturas, objetos e ilustrações. Realiza por procedimentos antigos de talha e impressão, uma ampla rede de imagens, (memórias e outras recordações de família), sonhos associados à paisagem do cais de Santos, a Serra do Mar e a extinta Casa de Detenção do Carandiru em São Paulo; dando origem a uma série de álbuns de gravura confeccionados em madeiras encontradas nas ruas, formando verdadeiras relíquias dos lugares por onde o artista passou. Estas caixas, além de estampas em xilogravuras, guardam fotografias, (desenhos, de pássaros, insetos e peixes); relacionados com velhos livros descartados ou comprados em sebos e outros antiquários, que estão ao redor do seu ateliê, na região norte da cidade de São Paulo.

Em 2007 realizou exposições em N.York pela galeria Gravura Brasileira: Steuben West Gallery, no Pratt Institute e no Goloboroko´s Studio, com curadoria de Eduardo Besen. Em 2008 realizou exposições de xilogravuras no Japão (Tóquio, Moninoki Gallery em Jiyugaoka) e no Canadá, em comemoração dos 400 anos da cidade de Quebec (Engramme, Centre de Production ef Diffusion en Estampe Atualle). O artista em 2017 foi indicado ao Prêmio Pipa de Arte Contemporânea e é representado atualmente pela Galeria Mezanino.

Dedica-se ao ensino e a arte de desenhar, gravar e imprimir em papel, produzindo, além de estampas, cadernos com colagens, aquarelas e monotipias. Ministra atualmente,aulas de desenho e entalhe em madeira no Atelier Piratininga.

Contato:
ulysseshomero@gmail.com.br
facebook.com/ulyssesdepaula1

 

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next


Pin It on Pinterest

Share This