Amália Barrio

Amália Barrio conclui o curso de Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas em 2015 onde obtém os títulos de Licenciatura e Bacharelado. Em 2014 realiza intercâmbio estudantil para La Plata, onde frequenta a Universidad Nacional de La Plata (Buenos Aires, Argentina) e aulas com a artista Letícia Barbeito, com quem desenvolve uma série de pesquisas em fotografia de arquivo/memória. Em 2015, seu último ano na Universidade Estadual de Campinas a artista ganha Bolsa ‘Aluno Artista’ com o projeto Gravoar que propunha o ensino e a disseminação da técnica da xilogravura em ambientes internos da Universidade para a comunidade (trabalhadores, estudantes, professores, interessados) e externos, como escolas e praças públicas do Estado de São Paulo e na Virada Educação. Em 2016 ingressa na Pós-Graduação em Imagem: Processos, Gestão e Cultura contemporânea pelo Madalena – Centro de Estudos da Imagem e UNIMES. No mesmo ano realiza diversas oficinas de gravura como arte educadora pelo Estado de São Paulo através da rede SESC e também de encadernação artesanal em Ateliês privados. Publica o livro de artista Silencio de mar (2015) pela Cuadra Edições, sendo que este fez parte da Biblioteca da Coleção Prêmio Diário de Fotografia da Universidade Federal do Pará. Em 2019 participa como colaboradora do projeto: Atelier Piratininga, São Paulo aberto à gravura aprovado no Edital de Apoio a Espaços Independentes da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo. Atua como atelierista no espaço cultural Quintal 7 Cores de 2017 à 2021 onde desenvolve uma série de projetos artísticos com crianças com idades entre 1 e 7 anos de idade.  Atualmente é arte educadora em espaços não formais e artista integrante do Atelier Piratininga, onde continua sua pesquisa em fotografia analógica, gravura e livro de artista.

Contato:

 
 

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Claudia Inoue

Nascida em São Paulo em 1979. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) em 2006. Nesta, frequentou aulas de desenho, história da arte e poéticas visuais ministradas por Feres Lourenço Khoury, Vera Pallamin, Agnaldo Farias, Vicente Gil, entre outros.

Seu trabalho final de graduação, orientado por Agnaldo Farias, foi o registro fotográfico de uma performance nas ruas de São Paulo. Foi exposto em 2006 no Paço das artes de São Paulo em exposição coletiva organizada pela artista Dora Longo Bahia.

De 2010 a 2013 frequentou o curso de gravura em metal ministrado por Ulysses Bôscolo no Atelier Piratininga. Apaixonou-se pela técnica e suas possibilidades poéticas, passando a membro integrante do Atelier em 2014.

Seus trabalhos dialogam com a estética feminina, a delicadeza e imprevisibilidade do cotidiano, como uma cigarra morta ou cães que dormem.

Atualmente também é diretora de criação e sócia da Editora MOL, uma empresa de comunicação por conteúdo que trabalha com revistas e livros de caráter social. Entre eles, estão a revista “Sorria”, “O que tem para jantar?” e os livros “Eu Amo Bike” e “Eu Amo Viajar”.

Contato:
clau.inoue@gmail.com
fb.com/clau.inoue
www.instagram.com/claudia_inoue

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Eduardo Ver

Graduado em Artes Visuais. Formado em Educação Artística pela Universidade Cruzeiro do Sul, em 2006.

Tem ministrado aulas de gravura em escolas, workshops e para grupos como a Biblioteca Belmonte, o SESC Taubaté, o SESC Vila Mariana, o Colégio Sidarta e o Espaço Cultural Casa das Rosas.

Ilustrou os livros Aquecimento Global Não Rima com Legal e Vida Rima com Cordel, escritos por César Obeid (ed. Salesiana, 2007).

Exposições Individuais: Intimações da Eternidade – Gravura Brasileira, São Paulo (2011), O Tear Castanho de Eduardo Ver – Atelier Piratininga | São Paulo (2010).

Exposições Coletivas Recentes: Honorable Mention – 5a Bienal Nacional de Gravura Olho Latino, Atibaia; 5a Bienal de Gravura de Sarcelles, França;Impressos – Atelier Empório Michelangelo | São Paulo; 1a Bienal Internacional de Santos 2011| Santos, …É como ser um astronauta no Chipre – Serralheria Cultural Space| São Paulo; 5a Bienal de Gravura de Santo André | Santo André; Caixa Umburana – Gravura Brasileira | São Paulo; SER Y GRAFIA – Fita Tape Gallery, Porto Alegre, Pop Livraria , Turbo Gallerym, Buenos Aires; Herencia – SOSUNC| Neuquén, Argentina; ENTRETIRAS – Espaço Círculo 3, São Paulo.

Contato:
eduardover@ig.com.br
facebook.com/eduardover

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Pedro Pessoa

Nasceu em 1986 em São Paulo, se interessa pelas coisas da natureza e nunca parou de desenhar. Na adolescência estuda desenho e história em quadrinhos.

De 2004 a 2008, frequenta o curso de design gráfico do Senac, onde desenvolve trabalhos nas áreas de ilustração, animação, quadrinhos. Segue desenhando e passa a frequentar e movimentar o atelier de gravura onde encontra um ambiente de desenvolvimento pessoal, artístico e o professor Ernesto Bonato, que o incentiva na busca pelo desenho de observação e pelo corte das goivas na madeira.

Em 2007, passa a ser residente no Atelier Piratininga, desenvolvendo com mais afinco uma obra gráfica, com xilogravura e gravura em metal. Conhece o artista Ulysses Bôscolo. Estuda e trabalha nos ateliês do Museu Lasar Segal e Instituto Tomie Othake.

É artista membro do Atelier Piratininga desde 2011, e em 2012 inicia o projeto Casa de Tijolo, com as artistas Biba Rigo e Tarcila Andrade, André Yassuda e Otavio Zani, onde desenvolve trabalhos de produção e curadoria.

Atualmente é professor de xilogravura no Atelier Piratininga e segue a busca.

Contato:
www.flickr.com/pessoapedro

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Raphael Giannini

Formado em 2009 pelo Centro Universitário Belas Artes no curso de Artes Visuais onde teve aulas de gravura com Augusto Sampaio, Katia Salvany e Paulo Penna. Terminou uma pós em educação pela mesma instituição em 2010. Desde então, se dedica à arte educação atuando em diversas instituições culturais.

Em 2014 encontrou o Atelier Piratininga onde retoma a produção tendo aulas com Ulysses Bôscolo e Julia Goeldi. Atualmente desenvolve pesquisa sobre gravuras de pequeno formato, com matrizes cujo lado maior não ultrapassa 10 cm.

16th International Triennal Small Graphic Forms – Lodz, Polônia – 2017
Pira na Jaú – São Paulo, Brasil – 2017
SP-Arte, São Paulo, Brasil – 2017
Residência Artística Taller Aguafuerte, Santiago de Chile, Chile – 2017
5º Bienal de Gravura de Santo André – São Paulo Brasil – 2010

Contato:
raphael.giannini@gmail.com

https://cargocollective.com/raphaelgiannini

 

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Rafael Kenji

Graduado bacharel em Design pelo Centro Universitário SENAC. Sua pesquisa artística abrange principalmente o campo do desenho e da gravura. Com obras expostas dentro e fora do país, em galerias e bienais. Membro ativo do Atelier Piratininga, desde 2009, onde trabalha principalmente com desenho xilogravura à contrafibra e gravura em metal. Orienta cursos e oficinas de gravura em diversos espaços culturais.

Contato:
rafa.zuks@gmail.com
facebook.com/rafael.zuks
www.rafaelkenji.weebly.com

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Raphaëlle Faure-Vincent

Formada na Escola de Belas Artes de Annecy (França). Foi licenciada (DNAP) em 2007 e obteve seu diploma DNSEP (Diplôme National Supérieur d’Expression Plastique) na mesma escola em 2009. Em 2008 ganhou uma bolsa de estudo (Explora: bolsa regional) para realizar um estágio no estrangeiro. O País escolhido foi o Brasil e a partir daí a artista começou uma pesquisa sobre a arte urbana e continua até hoje suas produções em São Paulo.

Propõe uma observação poética, lúdica e ao mesmo tempo crítica da cidade, usando materiais encontrados nas ruas e diversas tecnicas tal como fotografia, serigrafia, gravura, instalações. Procura utilizar o espaço público como um laboratório de experiências tanto estéticas e poéticas.

Contato:
raphaelle.faure.v@gmail.com
www.cargocollective.com/raphaellefv

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Tiago Costa

Bacharel em Comunicação Social e pós graduando em Arte – Educação pela universidade Senac. O interesse pelo universo artístico surgiu através do colégio de pedagogia Waldorf, nas aulas de aquarela, desenho e escultura com as professoras Claudia Johnsen, Heloisa Fernandes e Riva Liberman.

Após a graduação realizou uma viagem pelo sertão do Brasil onde despertou o encanto e a percepção da cultura popular e da xilogravura. Em 2016 passou a frequentar o curso de xilogravura e linguagens gráficas com o professor Bruno Oliveira no Atelier Piratininga. Em 2017 participou da exposição de comemoração aos 30 anos do Museu Casa da Xilogravura em Campos do Jordão – SP, onde ganhou o prêmio de menção honrosa com a obra “O Pescador”. Em 2018 participou da exposição Impressions d’aujourd’ hui da artista Olivia Paroldi e mais 25 artistas. Le Suquet, Provence-Alpes-Cote D’Azur, France.

Dedica-se ao ensino e a arte de desenhar, gravar e imprimir em papel, produzindo, além de estampas, cadernos com colagens, aquarelas e monotipias. Ministra atualmente,aulas de desenho e entalhe em madeira no Atelier Piratininga.

Contato:
tiagodef@hotmail.com
artestiagocosta@gmail.com
www.tiagocostaartes.com.br
www.instagram.com/tiagocostaartes
www.facebook.com/tiago.costa.7737769

 

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Ulysses Bôscolo

Nasceu em São Paulo em 1977. Estudou Artes Plásticas na FAAP formando-se em 1999. Trabalha com gravura em metal, xilogravuras, pinturas, objetos e ilustrações. Realiza por procedimentos antigos de talha e impressão, uma ampla rede de imagens, (memórias e outras recordações de família), sonhos associados à paisagem do cais de Santos, a Serra do Mar e a extinta Casa de Detenção do Carandiru em São Paulo; dando origem a uma série de álbuns de gravura confeccionados em madeiras encontradas nas ruas, formando verdadeiras relíquias dos lugares por onde o artista passou. Estas caixas, além de estampas em xilogravuras, guardam fotografias, (desenhos, de pássaros, insetos e peixes); relacionados com velhos livros descartados ou comprados em sebos e outros antiquários, que estão ao redor do seu ateliê, na região norte da cidade de São Paulo.

Em 2007 realizou exposições em N.York pela galeria Gravura Brasileira: Steuben West Gallery, no Pratt Institute e no Goloboroko´s Studio, com curadoria de Eduardo Besen. Em 2008 realizou exposições de xilogravuras no Japão (Tóquio, Moninoki Gallery em Jiyugaoka) e no Canadá, em comemoração dos 400 anos da cidade de Quebec (Engramme, Centre de Production ef Diffusion en Estampe Atualle). O artista em 2017 foi indicado ao Prêmio Pipa de Arte Contemporânea e é representado atualmente pela Galeria Mezanino.

Dedica-se ao ensino e a arte de desenhar, gravar e imprimir em papel, produzindo, além de estampas, cadernos com colagens, aquarelas e monotipias. Ministra atualmente,aulas de desenho e entalhe em madeira no Atelier Piratininga.

Contato:
ulysseshomero@gmail.com.br
facebook.com/ulyssesdepaula1

 

nav_pira_up     nav_pira_up     nav_pira_next

Pin It on Pinterest

Share This