Exposição Atual

XILOGRAVURAS|HOLZSCHNITT“. Exposição coletiva dos artistas alemães Andreas Kramers e Bern Hendl e do brasileiro Francisco Maringelli. Espaço de exposição. De 8 a 30 de abril.

Conversa aberta com Francisco Maringelli. Dia 30 de abril, às 16h.

Últimas Exposições Realizadas

2016

Vestígios“. A exposição mostra uma breve reflexão sobre alguns traços humanos e culturais feita pelo artista alemão Bernd Hendl que vive e trabalha em Munique e Berlim. Serão apresentadas xilogravuras, gravuras em metal e experiências gráficas. De 1 a 6 de abril.

URBAMORFOSE”. A exposição apresenta o trabalho do artista francês Joseph Déren realizado durante as 2 primeiras semanas de residência no Ateliê Piratininga. As serigrafias, gravuras e desenhos traçam o encontro e a experiência da megalópole tentacular e em perpétuo movimento. Seu trabalho oscila entre a fábrica de linguagens simbolizadas, de alfabetos abertos e desenhados e de um interesse pelo urbanismo anárquico das cidades. De 29 de janeiro a 12 de fevereiro.

2015

Tesouros da Mantiqueira“. A exposição apresenta série de gravuras em metal e xilogravuras realizadas durante oito meses de vivência e imersão artística na região rural do município de São Bento do Sapucaí (SP), na Serra da Mantiqueira. Durante esta residência, os artistas Rafael Kenji e Samuel Ornelas montaram atelier de gravura próximo à Pedra do Baú, onde procuraram retratar as belezas naturais do seu entorno e da vida simples dos moradores das comunidades locais de São Pedro e São Paulo. Projeto realizado com apoio de Edital do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo (ProAC SP). Tesouros da Mantiqueira contou também com uma conversa com os artistas, oficinas gratuitas de xilogravura e gravura em metal e um encontro com o Mestre em História da Arte e da Cultura e Doutor em Filosofia e Professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp Eduardo Kickhöfel sobre “A paisagem em Leonardo da Vinci”, fazendo um diálogo entre as imagens produzidas pelos três artistas. De 6 a 28 de novembro.

Paisagem Interna“.Primeira exposição individual de Thiana Sehn. A artista gaúcha, de Camaquã, radicada em São Paulo, apresenta cerca de 20 pinturas em que retrata as peculiaridades de seu local de trabalho. Os trabalhos que fazem parte da mostra são resultado de sua residência artística no Atelier Piratinga. Durante este período, Thiana escolheu olhar obsessivamente aquilo que a rodeia, busca transportar a intimidade do seu ambiente para as pinturas. Dia 18 de setembro a 27 de outubro.

Transmissão“. Obras do artista Andre Yassuda, representada por pinturas, gravuras e cerâmicas. E série de encontros: “Silenciar a ação. Ativar o silêncio. O ser e o fazer. O corpo como lugar do fazer na matéria”, com os artistas Paulo Barreto e Maurício Parra e o monge zen-budista e escritor Daito Koun Campos; “Conversa com Evandro Carlos Jardim”, professor e artista referência nas artes brasileiras da pintura, gravura e desenho. De 16 de maio a 2 de julho.

Juan Carlos Zeballo”. Exposição e bate-papo com o artista peruano. Mostra de gravuras e trabalhos realizados durante a Residência Artística no Atelier Piratininga. Dia 4 de maio.

2014

Em Processo“. Exposição, palestras e workshops de artistas convidados (André Maciel, Antônio Goper, Fabíola Notari, João Luengo, Lourdes Sakotani, Marcelo Heleno, Carol Vergotti, Nilva Rigo, Vinicius Almeida, Fábio Cristo e Raphaëlle Faure-Vincent). Confira fotos do dia da abertura.

Presente”. Exposição do Acervo e desenhos, gravuras, pinturas, fotografias e instalação dos novos e antigos membros do Pira, mais artistas convidados. Carol Vergotti, Claudia Inoue, Eduardo Ver, Julia Goeldi, Nathália Pelicho, Pedro Pessoa, Rafael Kenji, Raphaëlle Faure-Vincent, Samuel Ornelas, Sérgio Kal, Ulysses Boscolo e os convidados: Andre Maciel, Bruno Oliveira, Eduardo Kickhofel, Ernesto Bonato, Fabio Cristo, Julieta Warman.

2013

Order is a coincidence e Os Olhos da Montanha encontram o Sol“.
Sean Conway apresenta uma série de gravuras produzidas durante sua residência artística no Piratininga e Ulysses Boscolo apresenta álbuns de xilogravuras – contemplado pelo edital PROAC 17 (exercício 2012- 2013) voltado para a produção de Livros de Artista. Mostra, dia 13 e 14 de dezembro. Espaço multi-uso e de exposição.

Uma Linha / Dois Tempos“. Expostos trabalhos em xilogravura, gravura em metal, monotipia e desenho de Bruno Oliveira e Paulo Camillo Penna. De 13 de abril a 15 de junho. Espaço multi-uso e de exposição.

2012

Hannah Brandt – desenhos, pinturas e xilogravuras“. Premiada trinta e três vezes em Salões e Bienais, integrou mais de cem coletivas e mostras individuais no país. Suas obras estão presentes em acervos de museus brasileiros como Museu de Arte Brasileira da FAAP de São Paulo; Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM; e coleções estrangeiras, entre as quais a Print Collection of San Francisco – USA, no Museu de Arte de Skopje – Iugoslávia, no Museu Nacional de Belas Artes – Chile e no ETH – Suíça. Hannah foi sócia fundadora do Núcleo dos Gravadores de São Paulo (Nugrasp). Em 1973, recebeu o prêmio Itamaraty na 12° Bienal Internacional de São Paulo. De 10 de novembro a 20 de dezembro. Espaço multi-uso e de exposição.

Janela de Papel”. Organizada por Ulysses Bôscolo, apresenta trabalhos em gravura em metal de diversos alunos que passaram pelo curso ministrado por ele no atelier: Antonio Goper, Felipe Garofalo, Sergio Kal, Claudia Inoue, Mariana Coan, Maíra André, Fabio Otubo e Ulysses Bôscolo. Espaço multi-uso e de exposição. De 10 de março a 01 de junho.

2011

Clareada”. São apresentadas ilustrações, objetos e intervenções visual e sonora, que concretizam o diário de bordo de dois irmãos exploradores, que acabam de descobrir um lugar especial chamado Clareada. Idealização e realização de Marina Faria e Marcella Tamayo, narrativa desenvolvida no blog “Clareada”. Espaço multi-uso e de exposição. De 29 de outubro de 2011 a 04 de fevereiro de 2012.

A idade do meio – a ilustração de Carvall e Rafael Kenji”. Recortes e impressões digitais de Carvall mostram os recursos gráficos empregados ao longo da sua carreira para ilustrar em meios de comunicação, do princípio de criação manual ao softwares digitais. E série de 25 xilogravuras de Rafael Kenji ilustrando “O Processo”, de Franz Kafka, trabalho de conclusão de curso sob a orientação de Carvall. De 07 de maio a 18 de junho. Espaço multi-uso e de exposição.

2010

O tear castanho de Eduardo Ver”. Apresenta a produção atual de xilogravuras de Eduardo Ver. Espaço multi-uso e de exposição. De 20 de novembro a 18 de dezembro.

Acervo de gravuras históricas do Piratininga”. Com obras de Toyokuni (Japão, 1769-1825), Kunimasa (Japão, ativo entre 1795 e 1810), Hendrik Goltzius (Holanda, 1558-1616), Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Axl Leskoschek, Carlos Scliar, Renina Katz, Darel Valença, Babinsky, Evandro Carlos Jardim, Claudio Mubarac, Feres Khoury, Albrecht Dürer, Jacques Callot, Armando Sobral. Corredor e galeria.

Exponha no PIRA

O artista interessado em expor no Piratininga deve entrar em contato por email ou telefone. A seleção das exposições anuais são feitas pelos membros do PIRA com pelo menos um semestre de antecedência de sua realização. O Atelier realiza em seu espaço de 2 a 3 exposições anuais, além de pequenas mostras pontuais.

O atelier se responsabiliza pela preparação da sala (pintura e montagem); conservação das obras do início ao fim da mostra; divulgação por mailing, site, facebook e impresso (criação e produção). Materiais extras e outras particularidades ficam a cargo do artista expositor.

Pin It on Pinterest

Share This