MARIANA WAECHTER


Artista selecionado para a Residência 2

Mariana Waechter, nascida em 1989, é artista plástica formada em 2016 pela Faculdade Santa Marcelina e trabalha com ilustração e histórias em quadrinhos desde 2009. É autora da HQ Medeia, uma versão contemporânea da tragédia grega de Eurípedes, criada a partir da interlocução com montagens teatrais do coletivo Sáfaro. Integrou a publicação das coletâneas Café Espacial (2013), Projeto Bill (2013), Zine XXX (2014), A Mão Livre – Humor Depois de Charlie Hebdo (Cia das Letras, 2015) e Entrelinhas Urbanas (Sê-lo, 2017). Participou com ilustrações e quadrinhos em exposições no Cemitério de Automóveis (2013) e Bedeteca de Beja, Portugal (2015).

“O processo de residência artística tem sido uma oportunidade de acessar com regularidade um ambiente rico em referências, maquinário, história e afetividade. É uma imersão caótica e vigorosa dentro de mim enquanto artista e também um aprendizado cotidiano disciplinador. Em meio a retorno de Saturno, eclipses, crise política, institucional e ambiental, agradeço por essa experiência e faço elogios à existência de editais públicos de fomento a arte e cultura. Precisamos cada vez mais, e urgentemente, de acesso ao convívio com a arte, o diálogo e a presença, para a criação de outras formas de vida.”

Portfolio: www.instagram.com/mari.waechter

EDMAR ALMEIDA
Artista selecionado para a Residência 1

Primeiramente gostaria de parabenizar a iniciativa, está sendo uma enorme imersão pelo Atelier Piratininga. Em ações como esta, podemos acreditar que a arte e o ofício de gravador sempre resistirá acima de qualquer censura. Sou Edmar Almeida, de Francisco Morato, na grande SP e tenho 29 anos. Pós-graduado em Arte e linguagens em 2010, atuo como artista interdisciplinar e dedico minhas pesquisas às artes gráficas e performatividade; me relaciono a outras linguagens como instalações e obras cinéticas. Entre 2017 e 2018, participei de duas grandes residências artísticas, uma na Funarte SP e outra, de grande importância, dentro do Complexo Hospitalar do Juquery, em Franco da Rocha, SP. Fiz minha primeira exposição individual em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, intitulada “Corpo em trânsito”. Participei da 1ª Bienal Latino Americana de Gravura. Fui premiado em 2012 pela Secretaria Estadual da Educação por desenvolvimento de projetos na arte educação. Aproveito aqui para dizer que esta residência artística é sem dúvida uma das maiores experiências para um artista gravador em começo de carreira. Cada residência é um momento de abertura de possibilidades em transformar processos em trocas. Para mim, esta residência é um divisor de águas, com duas outras residências em minha formação, tenho ciência de que a vida é uma grande escola. Para esta pesquisa utilizo aqui uma palavra que vem imergindo nestas últimas semanas em meus processos: “existência” – que afeta ao artista um estado de pertencimento ao espaço de criação. Nesta ligação, penso que meu trabalho no Atelier Piratininga tem muito para dialogar e reinventar.  É um momento de sair da minha zona de conforto e atravessar minha pesquisa para outro espaço. Andar é colocar movimento, é sentir a terra sustentando o corpo, é entregar na “existência” um ato cognitivo e criativo capaz de transformar simbólica e fisicamente tanto o espaço natural como o antrópico. Não tenho um projeto planejado fechado, mas tenho a intenção de trabalhar o corpo como prática estética na plataforma viva da cidade de São Paulo. Ser um ruído capaz de provocar imersões estéticas e gráficas durante dos dias de residência.

Portfolio: www.instagram.com/edmaralmeidart

BOLSISTAS DOS CURSOS DE GRAVURA
Primeira Turma (Abril, Maio e Junho)

Para esta primeira turma, foram selecionados 2 alunos bolsistas para cada curso. Xilogravura (segundas-feiras) com Pedro Pessoa: Guilherme de Lima Fernandes e Natália Vieira Cliquet. Xilogravura (sextas-feiras) com Tiago Costa: Fabiana Nakano e Marina Alves de Oliveira Caldas. Gravura em metal (quintas-feiras) com Rafael Kenji: Juliana Neves Maia e Priscila Corbo Diniz. Gravura em metal (sextas-feiras) com Ulysses Boscolo: Elisa Arruda e Isaura de Oliveira Ogawa.

Pin It on Pinterest

Share This