O Atelier Piratininga sempre foi formado por um grupo de artistas bem heterogêneo e, de tempos em tempos, é modificado naturalmente com a saída e a entrada de membros, em uma constante transformação. A gravura dos integrantes atuais é marcada por uma diversidade de técnicas e de linguagens, temperadas pela poética pessoal de cada artista, suas convicções, percepções da manifestação da vida, paixões e anseios.

As estampas produzidas também dialogam sobre os ciclos de vida e a morte, a transição do tempo, a tranquilidade das paisagens, a contemplação dos animais, a forma em pequenos objetos e o maravilhamento em fazer retratos. Um contraponto sutil e silencioso em relação ao ambiente da grande metrópole de São Paulo, berço do atelier e onde a cidade revela-se de forma oculta, escondida, nas estampas.

O início

O Atelier surgiu em 1993 nas antigas dependências do Laboratório Pharmaceutico Piratininga, do qual incorporou o nome. O grande galpão dos anos 30, localizado na Alameda Barros nº 122, em Santa Cecília, abrigou inicialmente um pequeno grupo de jovens artistas que buscavam um espaço de trabalho onde pudessem dar continuidade à experiência coletiva que alguns já tinham vivido em ateliês públicos (como o do Museu Lasar Segall, o Atelier Experimental Francesc Domingues, do MAC e o atelier de gravura da ECA, orientado pelo artista Evandro Carlos Jardim). Giorgia Volpe, que vive atualmente em Quebec, Canadá, foi a primeira aglutinadora do grupo, convidando colegas para reunirem-se a ela no velho galpão, cedido pelo proprietário, o Sr. Joaquim Janarelli.

Após um ano e meio aproximadamente, vários artistas já haviam passado pelo local, mas um grupo mais permanente começava a se constituir e amadurecer a ideia de organizar um atelier coletivo onde, através de ações cooperativas, pudesse garantir não só um espaço comum de trabalho, mas formar um núcleo voltado para a troca de ideias e um canal livre e direto de interação dos artistas com a cidade. Este grupo fundamental era formado por Ana Calzavara, Armando Sobral, Eliana Anghinah, Ernesto Bonato, Giorgia Volpe, Lilian Kawakami, Noeli Pomeranz e Paulo Camilo Penna.

Saiba mais

Edital Pira 2019: São Paulo aberta a gravura

Em 2019 o Atelier Piratininga por meio do EDITAL DE APOIO AOS ESPAÇOS INDEPENDENTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PAULO, pela primeira vez em 25 anos de história contará com o apoio financeiro do estado para ajudar a custear parte da manutenção do espaço e a realização de atividades gratuitas relacionadas à gravura.

Seria difícil justificar a nossas intenções sem esclarecer os caminhos que nos fizeram chegar a 25 anos de atividade. Pelos últimos 15 anos, o atelier está localizado na Vila Madalena, bairro que historicamente abrigou artistas, e que cada vez mais tem se transformado por conta da especulação imobiliária. A permanência do Piratininga nesse bairro é de certa forma uma resistência a esse movimento, assim como historicamente a gravura também é resistência com relação ao mercado de arte.
Apesar de nossos esforços para tornar o espaço cada vez mais democrático e aberto, a barreira financeira nos impede de fazer ações mais acessíveis, e é recorrente nossa frustração em não poder abrigar anseios de artistas e estudantes por um convívio no atelier. O apoio por meio deste edital nos dá um alento para essa inquietação.
O desenvolvimento humano através da arte se dá no fazer artístico, e um atelier coletivo de gravura é um espaço de transmissão permanente de ideias, projetos, anseios e produção cultural através da imagem impressa.

A proposta principal de tal projeto é tornar as atividades que já são realizadas atualmente no Atelier Piratininga mais acessíveis aos artistas, estudantes e público em geral. Ao longo do ano ofereceremos:
– 16 vagas em cursos regulares de gravura;
– 3 vagas para residentes;
– 24 vagas para workshops (segundo semestre);
– 4 exposições (três para os residentes e uma coletiva do atelier)

CRONOGRAMA:

Veja a lista completa dos selecionados para as bolsas de cursos e residência artística. Você também pode acompanhar o edital pelas nossas redes sociais.

Pin It on Pinterest

Share This